Novo trilho da Ribeira das Vinhas liga duas freguesias

Atual


Orçado em 350 mil euros, o novo trilho da Ribeira das Vinhas, a ser inaugurado este domingo, vai servir cerca de 20 mil pessoas nas freguesias de Cascais e de Alcabideche.

A primeira fase de recuperação liga Alvide a Cascais, junto ao Mercado da Vila, e as localidades adjacentes, nomeadamente Bairro de Santana, Cobre, Varandas de Cascais, Fontaínhas, Outeiro da Vela e Bairro de São José.

Segundo o município, o projeto implicou a renovação do antigo trilho com uma extensão de 3 km pedonal e ciclável e a limpeza de 10 hectares de terrenos, o que reduz a probabilidade de cheias.

O projeto consistiu na limpeza de todo o lixo e entulhos resultantes de intervenções anteriores e descargas ilegais; estudo histórico para recuperação segundo a identidade do local e articulação com o serviço de proteção civil para reduzir o risco associado a cheias.

Sendo também uma infraestrutura turística, o novo trilho da Ribeira das Vinhas torna-se, assim, um espaço de lazer singular para passeios em família e contemplação da natureza.

Ainda de acordo com a autarquia, o novo Trilho da Ribeira das Vinhas "reflete uma aposta no combate às alterações climáticas, pois renova a capacidade de drenagem da ribeira e valoriza toda a biodiversidade existente". Contribui ainda para a mobilidade suave, promovendo a circulação pedonal e ciclável ao invés do automóvel para as deslocações ao centro da Vila.

A valorização ambiental de todo o vale da ribeira irá agora prosseguir com a renaturalização das margens e galeria ripícola e a reflorestação ao longo dos socalcos existentes para preservação dos taludes. 

É um conjunto de ações que pretende o envolvimento voluntário dos cidadãos na proteção do Património Natural do concelho.



Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."