CANIBAL. Gaivota ataca e devora em jardim público de São João do Estoril

EXCLUSIVO

Gaivota ataca e devora pomba em jardim público de São João do Estoril (Fotos Emanuel Câmara/ CASCAIS24)
Por EMANUEL CÂMARA
30 julho 2020


Uma gaivota “canibal” perseguiu e atacou uma pomba, a qual acabaria por ser literalmente devorada às bicadas e comida, esta quarta-feira, ao final da tarde, num jardim público de São João do Estoril.

Este facto insólito foi observado e fotografado por Cascais24 na cena do “crime”- a relva do jardim público da Rua Homem Cristo, que é uma artéria muito movimentada, em São João do Estoril.

É a primeira vez que um ataque entre aves terá sido fotografado em Portugal.

No entanto, em janeiro de 2013, uma das pombas soltas pelo Papa Bento XVI em cerimónia no Vaticano quase foi capturada por uma gaivota.

A perseguição foi fotografada por repórteres de imagem que acompanhavam a cerimónia pelo Dia da Memória do Holocausto.

O Papa tinha largado duas pombas da janela de seu apartamento, que tem como vista a Praça São Pedro, após fazer uma oração pelas vítimas do Holocausto.

Já um ano depois, uma pomba que foi solta pelo Papa Francisco e por duas crianças durante a oração do Ângelus realizada na Praça São Pedro, foi atacada por uma gaivota pouco depois de sair voando. 

O ataque foi apanhado, em flagrante, por um fotógrafo da agência Reuters e as imagens correram Mundo.

Na altura, o Sumo Pontífice fazia um apelo pelas vítimas da violência e pela paz na Ucrânia.


4 comentários:

Pedro Oliveira disse...

Ja assisti no Cais do Sodré, há alguns anos uma gaivota atacar uma pomba até a matar. No ano passado, vi no Parque Marechal Carmona uma gaivota a roubar uma cria de pato e a engolir de imediato.

Da Serra disse...

Nada de mais.
De vez em quando quando vou verificar a limpeza do telhado, deparo-me com restos de pombas, decerto comidas por gaivotas. Só ficam as penas.
Moro na Quinta do Rosário, em Cascais.

Unknown disse...

Nada demais. Todos sabemos que, na natureza, é comum animais matarem outros animais para se alimentar. Não se deve chamar canibalismo uma gaivota matar e comer uma pomba (ou um pombo, por que não?) porque se trata de espécies diferentes e o canibalismo só existir entre membros da mesma espécie.

Unknown disse...

Só se fala de canibalismo quando um animal se alimenta de exemplares da sua própria espécie.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS nos últimos 7 dias