Atual
Por Redação27 novembro 2019
A existência de uma alegada câmara
de vigilância, instalada num poste de iluminação pública, na avenida Valbom, na
baixa de Cascais, está a provocar a indignação geral, na medida em que não
existe qualquer aviso, pelo menos visível, de que poderão estar a ser captadas
imagens na via pública, o que pode pôr em causa a “privacidade dos cidadãos”.
O alerta foi dado a Cascais24
por um cidadão, que revela “extrema indignação” pelo que está a
acontecer.
“Não existe qualquer aviso ou
informação ao cidadão que se encontra numa zona em que se procede à recolha de imagem (conforme consta
na Lei 1/2005 de 10JAN) para o caso de estarem a ser captadas imagens na via publica...”, afirma o leitor, que pede anonimato, segundo o qual o
tratamento das imagens não esta a ser efectuado pelas forças de
segurança...mas sim por mais uma empresa do Sr.º Carreiras...”.
Cascais24 foi ao local e
visionou a alegada câmara de vigilância, colocada no cimo de um poste de
iluminação pública, no início da avenida Valbom com a rua das Palmeiras. E, a
tratar-se, de facto, de uma câmara de vigilância não existe, na realidade,
qualquer aviso visível.
Aparentemente, o aparelho está
“virado” para uma área de pequeno estacionamento e cargas e descargas, mas é
desconhecido o ângulo que poderá alcançar, sobretudo para os lados de um restaurante
local, esquina com o conhecido Jardim dos Frangos.
Embora uma outra fonte tenha avançado
que a câmara de vigilância foi instalada pela ParC, da empresa municipal Cascais
Próxima, que fiscaliza e controla o estacionamento em Cascais, Cascais24 procurou,
inicialmente confirmar junto de um alegado responsável municipal a existência
da câmara de vigilância, bem como, a existir, qual a justificação.
Jorge Roquete Cardoso, adjunto
da presidência do executivo de Cascais e, aparentemente com funções atribuídas
na área da segurança, comprometeu-se a Cascais24 “ir saber o que estava a
acontecer e a dar uma resposta”, mas não só não o fez, como deixou de atender
e/ou devolver as várias chamadas, como, também, não respondeu a uma mensagem
deixada no telemóvel.



1 comentário:
Mas... têm medo de quê?
Já foram a Londres por acaso?
Todas as rua deviam ter video vigilância!
Publicar um comentário