Grande fogo em vale entre Manique e Caparide pôs em risco habitações

Segurança

O fogo lavrou com grande intensidade entre Manique e Caparide (Foto Nuno Gatta)

 

Atualizada
Um violento incêndio que deflagrou esta segunda-feira, ao final da tarde, entre o vale de Manique de Baixo e Caparide, atingiu uma extensa área de mato e chegou a colocar em risco algumas habitações dispersas, mas os 113 operacionais dos corpos de Bombeiros dos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra, apoiados por 34 veículos, conseguiram impedir que as chamas atingissem maiores e mais dramáticas proporções.

O veículo da Autoridade Nacional de Proteção Civil tombou devido ao rebentamento de um pneu (Foto Nuno Gatta)
Durante as operações de combate ao fogo, um veículo da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) despistou-se e tombou na sequência do rebentamento de um dos pneus, mas não houve feridos a registar.

O incêndio, de origem desconhecida, deflagrou pouco antes das seis horas e meia da tarde e densas nuvens de fumo chegaram a ser avistadas a alguns quilómetros de Manique.

Os moradores da área chegaram a "viver alguns momentos de pânico", devido à proximidade das chamas, mas segundo o adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche, Miguel Jerónimo, disse a Cascais24, "a nossa principal preocupação foi manter o fogo afastado das habitações, o que foi conseguido em pleno".

O acidentado do terreno, aliado às altas temperaturas e a algum vento foram fatores que contribuíram para dificultar o combate às chamas, mas às nove horas da noite o incêndio estava em fase de "resolução".
Algumas habitações chegaram a estar em risco (Foto Ana Máximo)




 
Densas nuvens de fumo negro foram avistadas a alguns quilómetros (Foto BB)


Noticia relacionada
ALERTA. Bombeiros combatem fogo em Manique 

Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."