Hacker Rui Pinto suspeito de ter espiado contas de email da Câmara de Cascais

Segurança



                         24 outubro 2019

O hacker Rui Pinto, 30 anos, também é suspeito de ter espiado contas de email da Câmara Municipal de Cascais.

Pelo menos, é o que indica o relatório dos exames forenses feitos aos discos rígidos externos e aos computadores confiscados ao alegado fundador do Football Leaks, em Budapeste, na Hungria.

De acordo com os exames, traduzidos em relatório, na posse da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), Rui Pinto terá acedido a, pelo menos, duas contas de email na Câmara Municipal de Cascais.

Por enquanto, a PJ não divulga a quem pertenciam estas contas e qual o objetivo do acesso ilegítimo, embora, apurou Cascais24, tudo aponte para que o alvo possa ter sido altos responsáveis do executivo camarário.

O relatório forense da PJ aponta ainda, que Rui Pinto terá entrado, ilegitimamente, em contas de email de escritórios de advogados, com destaque para CCA Ontier (43 contas), Vaz Serra & Associados (16) e PMLJ- a sociedade de advogados de João Medeiros, que representava o Benfica no caso E-Toupeira.

Rui Pinto terá, também, realizado ataques a quatro contas da Procuradoria-Geral da República, a três de Fernanda Sousa Miranda (antiga companheira de Pinto da Costa, presidente do FCPorto), a uma do Ministério da Administração Interna e a cinco da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Portugal.

No entanto, o relatório revela que os clubes de futebol foram os principais alvos da alegada espionagem de Rui Pinto.

Ao todo, o hacker entrou ilegalmente em 141 caixas de correio eletrónico de clubes de futebol.

O Benfica foi o mais visado, com 43 contas de email atacadas, com Atlético Madrid (19) e FC Porto (12 contas) a fecharem o pódio.

A PJ recolheu ainda indícios de ataques a 22 clubes estrangeiros, bem como de ataques a 32 contas da FIFA e a três emails da UEFA.

Quase 90% dos ataques, alegadamente protagonizados informaticamente por Rui Pinto, foram dirigidos a entidades em Portugal, revela, ainda, o relatório da PJ.

Rui Pinto criou em 2015 o site Football Leaks para, alegadamente, denunciar a corrupção e  esquemas criminosos no futebol europeu. 

No ano seguinte, começou a colaborar com alguns órgãos de jornalismo de investigação, nomeadamente com a revista alemã Der Spiegel.

Em janeiro último, Rui Pinto foi detido em Budapeste e extraditado para Portugal por suspeitas criminais e com base num mandado de detenção europeu. 

Em março foi colocado em prisão preventiva pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Em setembro, Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público de 147 crimes pelos quais aguarda julgamento.

Imprimir






1 comentário:

Anónimo disse...

Esta notícia vem esclarecer ao longo do tempo porque nunca se descobre nada sobre a Camara municipal de cascais, em 3 anos durante cada ano existe uma rusga nova a Camara de cascais, mas nao acham estranho nunca se descobrir nada? Se vocês repararem o Sr. Carlos Carreiras tem vindo a fazer doações a polícia, ou seja ele dá, uma gorjeta e compra veículos e, ao mesmo tempo eles mantêm a Camara Municipal informado de todas as rusgas que vira acontecer…
Penso que temos um (chibo) a trabalhar na PJ que comunica a Camara quando ira haver rusgas…
https://www.cascais24.pt/p/blog-page_508.html?spref=fb&fbclid=IwAR3BWpMhAsMV0lftzZZSZGQfX_Wn6k3XCR65I5m6HFLCexierI_7ZzeF2cA
Hoje dia 25/10/2019 vejo esta notícia e penso que isto vem com truque, amigos e no final tão acusar o Rui Pinto… A Camara municipal ta prestes a ser desmascarada e eles agora tão a jogar sujo e tão a jogar as últimas cartas que tem na manga…
Já agora vocês sabiam que a Cascais Ambiente devido a todas as parcerias que tem vindo a fazer ao longo do tempo poderá estar envolvida nos esquemas da Câmara de Cascais? Vocês sabem que a mulher do Nuno Piteira lopes (vereador da câmara de cascais ) trabalha no departamento financeiro da cascais ambiente ? vocês sabem que a Cascais Ambiente esta a infringir a Lei relativamente a bloquear frequências RF inibidores/jammers que eles usam nos comandos das gruas que bloqueiam os vossos comandos/chaves dos carros? Vocês sabem que os seguros pessoais dos trabalhadores da Cascais Ambiente fazem parte da Acoreana e a mesma Acoreana pertence à mulher do Dr Paulo Leal que e um dos Chefoes da Cascais Ambiente? E no entanto, nunca acontece nada amigos fica sempre tudo em aguas de bacalhau… E as moradias que a Camara municipal adquiriu em troca de favores de licencas ? Sim amigos toda essa informacao vindo da boca dos vossos colegas nas tais conversas de cafe e como voces tem o ego em alta e pensam que sao invenciveis pensam sempre que ta tudo controlado … Cambada de ignorantes que nem sequer lavar dinheiro pela calada sabem!

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."