Junta de Alcabideche oferece motociclo à GNR para reforço na segurança

Segurança

Por Redação
17/10/2018
A Junta de Freguesia de Alcabideche ofereceu ao Subdestacamento da GNR local um motociclo, por forma a reforçar os meios auto operacionais de segurança na região.

Trata-se de um motociclo, marca "Mcyles", modelo MJ, 125, que será usado nas vertentes das várias valências de segurança pública, a cargo daquele Subdestacamento Territorial.

Policiamento de proximidade, patrulhamento de escolas e notificações constituem as três áreas em que o motociclo poderá vir a ter utilização por parte dos militares da GNR de Alcabideche.

José Filipe Ribeiro
"Trata-se de uma iniciativa da autarquia local, que visa reforçar os meios de operacionalidade da força de segurança pública, encarregue do policiamento e da segurança dos fregueses de Alcabideche", disse, a Cascais24, José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche.

De acordo com o atual chefe do executivo local de Alcabideche, "este foi, de resto, um compromisso assumido" pelo antecessor, Rui Paulo Costa, "ao qual temos o privilégio de dar seguimento e concluir".

Este motociclo é entregue, oficialmente, numa cerimónia a realizar esta sexta-feira, na qual estarão presentes o presidente da Junta de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e o Comandante do Comando Territorial da GNR de Lisboa, coronel Jorge Goulão.

Motas regressam 26 anos depois

É, a segunda vez, em 26 anos, que a GNR de Alcabideche é equipada com motociclos, depois de, em 1992, ter sido a primeira a receber, a nível do todo o dispositivo nacional da Guarda, duas motos, marca "Yamaha".

Patrulha do então Posto da GNR de Alcabideche nas "Yamaha" (Foto VALDEMAR PINHEIRO)
Foi em 1992 que, o então  Posto Territorial de Alcabideche, recebeu as duas motos, que o comandante na altura, 1.º Sargento Francisco Jorge Proença, destacou para o policiamento dos cerca de 30 estabelecimentos de ensino que, à época, tinha na área do seu dispositivo.

A funcionar na dependência da ainda Secção de Oeiras, sediada em Linda-a-Velha e sob o comando do então tenente João Nabais, só o Posto da GNR de Alcabideche abrangia todo o interior do concelho de Cascais, não só toda a freguesia, como, também, a da vizinha São Domingos de Rana - uma gigantesca área que, mais tarde, veio a ser entregue à PSP.

Atualmente como Subdestacamento e na dependência do Destacamento de Sintra, a GNR de Alcabideche cobre apenas toda a freguesia, desde a Malveira da Serra até Manique de Baixo.
Imprimir













1 comentário:

Anónimo disse...

Pois! Como se diz na minha aldeia "casa roubada trancas na porta"!

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."