Banhista famoso “trocou” Cascais pela Ericeira para abrir época balnear

ATUAL

O Chefe de Estado na Ericeira (foto acima) e a cerimónia no Tamariz (em baixo) que assinalou a abertura da época balnear em Cascais
Por Redação
06 junho 2020

A abertura da época balnear das 12 praias de Cascais foi assinalada simbolicamente, este sábado, de manhã, no Tamariz, mas não contou com a presença de um dos seus mais famosos frequentadores- o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que trocou um mergulho numa das suas habituais praias de eleição (Conceição e Pescadores) pela Ericeira, no concelho de Mafra.
A ausência do Chefe de Estado e famoso cidadão de Cascais da cerimónia de este sábado, no Tamariz, é justificada pelo compromisso que entretanto assumira no mês passado durante uma visita à vila da Ericeira.
Sensivelmente, à mesma hora em que o Presidente Marcelo mergulhava na Ericeira, no Tamariz, Cascais, tinha lugar a cerimónia simbólica de abertura da época balnear no concelho.
No local, com as devidas distâncias, para além do presidente do município, Carlos Carreiras, marcaram presença a vereadora Joana Pinto Balsemão, o presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, e o comandante Rui Teixeira, Capitão do Porto de Cascais e Comandante do Comando Local da Polícia Marítima.
Foi anunciado que foram criados corredores de circulação e afixadas as regras a cumprir, como por exemplo, a utilização de calçado no paredão e acessos às praias e, ainda medidas de distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que não sejam do mesmo grupo e 3 metros entre chapéus de sol, bem como percursos de circulação marcados para acesso ao areal.
Foi, ainda anunciado que a autarquia criou um dispositivo de fiscalização e monitorização para acompanhamento da época balnear, de forma a potenciar sinergias ao nível da resposta operacional entre as 21 entidades envolvidas, entre as quais a agência portuguesa do ambiente, forças de segurança e nadadores salvadores.
Igualmente anunciada foi a presença de 90 Voluntários Jovens de Cascais, que têm por missão sensibilizar os banhistas no cumprimento das regras.
E, finalmente, o apelo ao recurso, em tempo real, da lotação das praias, que deve ser consultado no site oficial do município.
Ao nível da assistência e do socorro, as praias de Cascais contam no terreno, desde há mais de uma semana, com meios da Autoridade Marítima Nacional.
A Capitania do Porto de Cascais e o Comando Local da Polícia Marítima foram reforçadas com veículos VW Amarok e uma equipa de fuzileiros para ações de vigilância e assistência nas praias, conforme Cascais24 avançou em primeira mão.

Em Cascais, a época balnear prolonga-se até 15 de outubro próximo.


Noticias relacionadas


Sem comentários:

Publicação em destaque

FUNCIONÁRIA do Modelo Continente de Tires salva cliente de 81 anos em paragem cardiorrespiratória

HEROÍNA .  Ao aplicar os seus conhecimentos de suporte básico de vida, com a ajuda de um desfibrilhador, até à chegada dos Bombeiros de Pare...

FOI NOTICIA

BLOGS