Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

SEGURANÇA

Por VALDEMAR PINHEIRO
06 agosto 2020

Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra.

Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma de 12 e outra de 26 anos, colidiram na ciclovia e foram assistidas por militares do projeto “SeaWatch”.

E foi, também, estes elementos ao serviço da Autoridade Marítima Nacional que, em conjunto com os nadadores-salvadores da praia de Carcavelos, auxiliaram esta quarta-feira, pelas 18h30, um homem de 36 anos que, após mergulhar de cabeça numa área de pouca profundidade, apresentava dor na cervical e dormência nos membros superiores.

A vítima foi imobilizada em plano rígido com controlo de temperatura, tendo sido posteriormente transportada para o hospital de Cascais por uma Ambulância do Posto de Emergência Médica do Corpo de Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.

A propósito, a Autoridade Marítima Nacional alerta todos os banhistas para a “adoção de uma postura de segurança nos espaços balneares, onde se aconselha que não saltem de arribas, falésias ou de locais que não conhecem, para a água”.
Mota de água da Estação Salva-Vidas chega à praia de Parede com os dois praticantes de stand up padlle

Entretanto, esta terça-feira, a Estação Salva-Vidas de Cascais resgatou dois praticantes de stand up paddle (SUP), de 25 e 26 anos, que estavam em dificuldades a cerca de três quilómetros da Praia da Parede.

Segundo Cascais24 apurou, o alerta foi dado por um elemento da Estação Salva-Vidas, que circulava na Marginal e apercebeu-se que os dois praticantes estavam a ser levados para o mar devido ao vento e à forte corrente. Foi este elemento, fora de serviço, que informou de imediato o Capitão do Porto de Cascais, comandante Rui Teixeira, que acionou a mota de água daquela Estação.

Os dois homens, que apresentavam sinais de fadiga, um dos quais revelava mesmo sinais de hipotermia, foram transportados para a Praia da Parede e a prancha também foi resgatada.

Já esta quarta-feira, à tarde e conforme Cascais24 avançou em primeira mão, a embarcação SR32 da Estação Salva-Vidas de Cascais, acionada pelo Capitão do Porto, resgatou três tripulantes de um catamaran de competição, que tinha virado a cerca de 500 metros da praia de Carcavelos. Tripulantes e embarcação foram levados com sucesso para o Clube Naval de Cascais. 
Capitão-de-fragata Rui Teixeira
Desde março último que a Autoridade Marítima, em Cascais, está representada pelo Capitão-de-fragata Rui Manuel Rodrigues Teixeira, depois do Capitão-tenente Rui Pereira da Terra ter pedido a exoneração do cargo.

Rui Teixeira, que veio para Cascais em plena pandemia de Covid19, não tem tido mãos a medir desde então, 24 horas por dia. É por ele que têm passado todas as decisões operacionais de colocar em ação os meios de busca, resgate e salvamento de pessoas e de embarcações na área de jurisdição da Capitania, que vai desde Cascais até à Foz do Sisandro. 

No entanto, o comandante Rui Teixeira deverá em breve ser substituído no cargo de Capitão do Porto e Comandante do Comando Local da Polícia Marítima, em Cascais, pelo ainda atual Capitão do Porto da Nazaré e também Capitão-de-fragata Paulo Sérgio Gomes Agostinho.
Capitania do Porto de Cascais




Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS