Rei Emérito de Espanha D. Juan Carlos regressa ao exílio no Estoril?

ATUAL

Por Redação
03 agosto 2020 (Atualizada 04 agosto 2020 às 10h59)
O paradeiro do Rei Emérito de Espanha, D. Juan Carlos, 82 anos,  é desconhecido, não obstante esta segunda-feira, à noite, ter-se dado como certa a possibilidade de ter escolhido o Estoril como destino do exílio.


Recorda-se que D. Juan Carlos passou parte da infância e início de idade adulta com a família na Vila Giralda, na rua de Inglaterra, no Estoril - casa de veraneio da família dos Condes de Barcelona. Foi o seu primeiro exílio em Portugal. 

No entanto, esta terça-feira surgiram várias teorias sobre o seu atual paradeiro, nenhuma delas confirmadas. 

Diversas fontes portuguesas e espanholas dizem que o Rei Emérito está no Estoril, mas a imprensa britânica  fala em Itália e outros avançam que terá viajado, depois de uma curta passagem por Portugal, para a República Dominicana, onde tem amigos, ou ainda para a Suíça, onde vive a filha Cristina, desde o escândalo que levou à prisão o marido, Iñaki Urdangarín.

Uma coisa é certa: na sequência de escândalos fiscais e de investigações judiciais, D. Juan Carlos decidiu abandonar o país e exilar-se, mantendo-se, no entanto, à disposição das autoridades judiciais.

A decisão voluntária de deixar Espanha e o Palácio da Zarzuela, onde viveu nos últimos 58 anos, foi comunicada ao filho, o Rei Filipe VI.

Foi depois da morte do ditador Francisco Franco, em novembro de 1975, que D. Juan Carlos foi proclamado Rei da Espanha e ascendeu ao trono, do qual veio a abdicar em 2014 a favor do filho, o Rei D. Filipe VI. 





Sem comentários:

NOTÍCIAS MAIS LIDAS nos últimos 7 dias