Nova Unidade de Saúde Familiar dá médico de família a 7.200 utentes em S. Domingos

Saúde

Por Redação 
13 dezembro 2018
Mais de 7 mil utentes passam a ter médico de família na freguesia de São Domingos de Rana com a entrada ao serviço da Unidade de Saúde Familiar Ilumina, que é inaugurada esta sexta-feira.

A cerimónia conta com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e do chefe do governo local de Cascais, Carlos Carreiras.  
Luís Pisco

Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade são os objetivos major da equipa da USF Ilumina. Composta por 4 médicos, 3 enfermeiros e 2 assistentes técnicos, a esta Unidade de Saúde Familiar vai dar resposta a 7.200 utentes da freguesia de S. Domingos de Rana, todos os dias úteis, entre as 09 e as 18 horas. 

Trata-se de uma equipa jovem, composta por médicos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar que concorreram a vagas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cascais para abraçarem este projeto. É uma equipa motivada que já conhece bem a população, bem como os recursos internos e externos.

Com potencial de crescimento após a realização de obras de expansão a cargo da Câmara Municipal de Cascais, numa segunda fase a USF Ilumina vai integrar 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos. Nessa altura terá como área geográfica de abrangência as freguesias de S. Domingos de Rana, Parede e Carcavelos, prestará cuidados a um total aproximado de 13.300 pessoas e funcionará das 08 às 20 horas. 


A nova unidade vai funcionar no 3º piso do edifício do Centro de Saúde de São Domingos de Rana, em instalações sujeitas a uma remodelação concretizada pela ARSLVT, no valor de 11.000€. No mesmo edifício, situado na rua da Nova Aliança, funcionam a USF Emergir e a USF S. Domingos de Gusmão. 

A USF Ilumina está integrada no ACES Cascais, que tem como missão e valores a criação de uma rede de Cuidados de Saúde Primários integrados e sustentáveis, adequados às características da população e de proximidade, centrada no respeito pelas necessidades, dignidade e direitos do cidadão, diferenciada pela inovação, personalização, responsabilização e assente nas melhores práticas clínicas. O objetivo consiste em garantir à sua população uma vida mais saudável, mais longa e com maior qualidade. 

Com cerca de 241.000 utentes inscritos, o ACES Cascais possui atualmente 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizadas (UCSP), 2 Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Tem um Conselho Clínico e de Saúde, uma Unidade de Apoio à Gestão e um Gabinete do Cidadão.
Imprimir

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE