Cascais vai testar piso que desacelera veículos e cria energia

ATUAL


Por CASCAIS24



Um projeto inovador para pisos rodoviários, que extrai a energia cinética dos veículos e reduz a sua velocidade, desenvolvido pela startup portuguesa Pavnext, vencedora da quinta edição do Big Smart Cities, vai ser testado nas ruas do município de Cascais.


Além de promover a segurança rodoviária, a energia captada é convertida em energia elétrica ‘limpa’, que pode ser direcionada, por exemplo, para a iluminação pública. O sistema da Pavnext permite, ainda, gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a criação de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real.


O equipamento ainda está em fase de desenvolvimento, não havendo, por isso, qualquer data prevista para os testes em Cascais.


Criada por Francisco Duarte, engenheiro eletrotécnico, João Champalimaud, gestor, e Sílvia Soares, designer, a Pavnext foi a grande vencedora da 5.ª edição do Big Smart Cities, que decorreu em Cascais, tendo arrecadado um prémio monetário de 10 mil euros, bem como seis meses de incubação no Vodafone Power Lab, e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.


Esta competição de inovação e empreendedorismo, promovida pela Vodafone e pela Ericsson que premeia ideias tecnológicas que melhorem a vida de quem vive, trabalha ou visita, as cidades, atribuiu ainda mais duas distinções (no valor de 2500 euros) e uma menção honrosa: o prémio Vodafone – Tram Grid, carregador rápido de veículos elétricos que se ‘alimenta’ das redes aéreas dos elétricos / comboios para gerar energia; o prémio Ericsson – Smart Forest, solução de rede integrada de sensores, cuja informação pode ser facilmente consultada e utilizada para a mitigação do risco de incêndio; e a Menção honrosa (Prémio do público) – Tibu, aplicação móvel que conecta viajantes independentes a pessoas locais com experiência. 

Sem comentários:

Publicação em destaque

PERIGO de derrocada em escarpa nas Avencas obriga a operação urgente

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais pôs em marcha, esta quinta-feira, à tarde, uma operação urgente de demolição controlada de ...

FOI NOTICIA

BLOGS