ÉPOCA BALNEAR. Banhistas vão ajudar a ver estado das praias de Cascais

Atual

Por Redação
30/04/2018
A época balnear em Cascais abre esta terça-feira, dia 1 de maio, prolongando-se até 15 de outubro, com uma novidade: a implementação de um programa de monotorização, o CoastSnap, através do qual os banhistas podem enviar fotos para um terminal, ajudando a ver o estado das praias.

O sistema, utilizado noutros países, vai abranger 16 praias do litoral cascalense.

A cerimónia de abertura oficial da época balnear, em Cascais, tem lugar esta terça-feira, de manhã, na praia de Carcavelos, com uma coreografia realizada por 340 jovens e diversas iniciativas de animação.

O governo local de Cascais garantiu, entretanto, que das 15 praias analisadas ao nível da qualidade da água, apenas as praias da Duquesa e da Rainha não obtiveram resultados excelentes, devido às descargas das ribeiras fluviais.

No entanto, o município assegura que, em breve, irá “iniciar um programa de limpeza e de requalificação das ribeiras”. 

Para além do sistema CoastSnap, a abolição das palhinhas nos vários restaurantes e bares da Costa do Sol é outra grande aposta para esta época balnear, graças ao Movimento Claro Cascais, uma iniciativa de três jovens, preocupadas com o excesso de plástico existente no mar. Alguns restaurantes do concelho aderiram, entretanto, a esta iniciativa, mas todos o poderão fazer, substituindo as palhinhas de plástico por cartão. 




Imprimir

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE