Ribeiro em Manique volta a constituir atentado à saúde pública e ambiental

Atual

Por Redação
29/08/2018

O ribeiro que atravessa a estrada de Manique, junto ao início da rua de Santa Inês, em Manique de Baixo, na freguesia de Alcabideche, volta a ter águas negras e estagnadas, que exalam um cheiro nauseabundo e constitui um autêntico atentado à saúde pública e ambiental.


Brigada do Núcleo de Proteção Ambiental no local (Foto CASCAIS24)
Alertado por Cascais24 para o cheiro nauseabundo proveniente da presença das águas estagnadas, o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR enviou mesmo ao local, esta quarta-feira, ao final da tarde, uma brigada que registou a ocorrência e ficou de contatar a Águas de Cascais para resolver o problema.


"A situação dura há cerca de quatro dias, depois de uma máquina e alguns operários terem andado a efetuar obras no local que ninguém parece saber com que objetivo", disse, por sua vez, um morador.


Águas estagnadas e cheiro nauseabundo (Foto CASCAIS24)








Já em setembro do ano passado, conforme Cascais24 avançou, então, registou-se uma situação semelhante no mesmo ribeiro, a qual veio a ser atribuída mais tarde pela Águas de Cascais a entupimento na rede de saneamento, que serve o bairro social dos Bem Lembrados.



Junto ao ribeiro existe um caminho em terra batida que dá acesso e é utilizado pelos moradores do antigo bairro da Facel e social dos Bem Lembrados.



Na vala do lado oposto ao ribeiro, à boca da manilha de ligação, o lixo (Foto CASCAIS24)


Para além de este autêntico atentado à saúde pública e ambiental, a escassos 4 metros existe, igualmente, uma vala, com uma manilha de ligação ao ribeiro que terá andado a ser limpa por trabalhadores municipais, mas cuja “boca” ficou atulhada de lixo por remover.



“Vale-nos que estamos no Verão, porque de outra forma, com chuvas, eventualmente torrenciais, havia de ser o bom e o bonito”, comentou, a propósito, uma moradora, não sem lamentar a aparente negligência de quem andou a “limpar a vala e deixou o lixo ao monte à entrada da manilha de ligação ao ribeiro".
Imprimir

2 comentários:

Anónimo disse...

Amanhã limpam. Felizmente não veio a chuva.

Anónimo disse...

Esta zona foi requalificada à pouco tempo pela Cascais Proxima ... ninguem fiscalizou ou previu no projecto de execução este problema ? Está em garantia de obra ? Pagaram ao empreiteiro ? Então resolvam ... os serviços pagoas com o dinheiro dos contribuintes é para o bem estar , saude e segurança dos municipes .

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

Abrigos precisam-se!

Quem põe na ordem donos de caninos?

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo
Artigo de OPINIÃO Drª Francisca Delerue

Expulsemos as traquitanas