Polícia Marítima resgata baleia anã morta ao largo das Furnas do Guincho

Atual

                                                                                                                      (foto Autoridade Marítima Nacional)
Por Redação


Uma baleia-anã cadáver, descoberta por pescadores na segunda-feira, de manhã, à deriva ao largo das Furnas do Guincho, a cerca de 2 milhas náuticas da Costa, acabou por ser resgatada pela Polícia Marítima de Cascais, no decurso de uma operação que envolveu, ainda, uma embarcação da Estação Salva-Vidas, o Serviço Municipal de Proteção civil e a Marina de Cascais.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, a presença da baleia-anã, à superfície da água e com cerca de 4,90 metros, em local muito frequentado pelas embarcações de recreio e pesca locais, “constituía assinalável perigo para a navegação”.
                                                                                           (Foto Autoridade Marítima Nacional)
“Como medida preventiva e de salvaguarda da segurança local, foi decidido o reboque do cetáceo até à Marina de Cascais, onde foi içado numa das suas gruas e colocado em terra”, revela, ainda, a Autoridade Marítima Nacional.

Na operação de remoção da baleia-anã estiveram mobilizadas duas embarcações, uma da Polícia Marítima e outra da Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos de Cascais, em estreita colaboração com a Proteção Civil Municipal e a Marina.

Depois de recolhidos os dados biométricos do cetáceo, que foram enviados ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a baleia-anã foi transportada em veículo camarário para um aterro sanitário em Mafra.
                                                                                                                          (Foto Autoridade Marítima Nacional)

Sem comentários:

DESTAQUE.

Liberais alertam para degradação e abandono da Bataria de Parede

ABANDONO.   O Núcleo Territorial de Cascais da Iniciativa Liberal (IL Cascais) alertou, em comunicado, para “a crescente degradação e abando...

+ populares