Aves em cativeiro resgatadas no Cobre

Atual

                                                                                                                                                               (Fotos GNR)
Por Redação


Vinte e cinco aves, que estavam em cativeiro, foram resgatadas esta terça-feira, no Cobre, em Cascais, pelo Destacamento Territorial da GNR de Sintra, no âmbito da Convenção sobre a vida selvagem e os habitats naturais da europa (Convenção de Berna), anunciou esta quinta-feira o Comando Territorial de Lisboa.

Segundo a GNR, a apreensão foi feita na sequência de uma ação de fiscalização a dois operadores de gestão de resíduos.

Os militares detetaram as aves em cativeiro, tendo sido apreendidos dez lugres, quatro tentilhões, quatro dom fafe, três pintassilgos, dois melros, um estorninho e um bico grosso.

Ainda de acordo com a nota da GNR, foram identificados dois indivíduos, de 34 e 40 anos, e elaborados três autos de contraordenação por captura e posse de espécies de aves protegidas.



Já na semana passada, o Destacamento Territorial de Sintra tinha recuperado duas outras aves em Sintra e em Cascais.


Ambas as aves depois de recuperadas foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico de Monsanto, sendo que uma delas, da espécie Peneireiro (Falco tinnunculus), encontrava-se debilitada e ferida na asa direita, necessitando de tratamento veterinário e para posterior entrega ao seu habitat natural.




A outra ave, uma coruja-do-mato "Strix aluco", foi recolhida após uma denúncia na Linha SOS Ambiente, sendo necessária uma avaliação do seu estado de saúde, para que possa também ser devolvida ao seu habitat natural.







A Convenção de Berna
A Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa (Convention on the Conservation of European Wildlife and Natural Habitat) foi assinada em Berna, a 19 de setembro de 1979, durante a 3ª Conferência Europeia de Ministros do Ambiente, por um grupo de 9 países mais a então Comunidade Económica Europeia (na qual Portugal se incluía). Atualmente, perto de 40 países são Partes Contratantes da Convenção de Berna (Bern Convention), que tem sede em Estrasburgo, França. Em Portugal, o texto da Convenção foi publicado pelo Decreto nº 95/81, de 23 de julho. A sua regulamentação decorre da aplicação do Decreto-Lei nº 316/89, 22 de setembro.
Esta Convenção tem um âmbito pan-europeu, estendendo-se a sua influência também ao norte de África para o cumprimento dos objetivos da conservação das espécies migradoras, listadas nos seus anexos, que nesse território passam uma parte do ano.
De acordo com o seu Artigo 1º, os objetivos da Convenção são conservar a flora e a fauna selvagens e os seus habitats naturais, em particular as espécies e os habitats cuja conservação exija a cooperação de diversos estados, e promover essa cooperação; é atribuído um ênfase particular às espécies em perigo ou vulneráveis, incluindo as espécies migratórias.
Saiba aqui tudo sobre a Convenção de Berna 


Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE