Câmara de Cascais oferece à Guiné 36 mil euros em material para estação de rádio

Atual

Por Redação


A Câmara Municipal de Cascais ofereceu 36 mil euros em equipamentos para que a ilha de Bolama, na Guiné Bissau, possa montar uma rádio.

A revelação foi feita à agência Lusa por Ismael Medida, da associação Pro-Bolama. 

Responsável jurídico e das relações internacionais da associação para o desenvolvimento de Bolama, a Pro-Bolama, Ismael Medina anunciou, ainda, que "até ao mês de junho" a Rádio Esperança de Bolama estará a funcionar.

Os equipamentos fornecidos pela Câmara Municipal de Cascais chegaram, entretanto, a Bolama, enquanto a AMI (Assistência Medica Internacional) financiou a casa onde irá funcionar a estação, adiantou Ismael Medina.

A rádio, ainda segundo o mesmo responsável, irá servir "para suprir as lacunas" que a ilha enfrenta em termos de comunicação, uma vez, que notou, a cobertura da rede dos telemóveis é fraca e os meios de acesso deficitários.

A Rádio Esperança de Bolama "vai intervir particularmente" na sensibilização da população de Bolama nos domínios da saúde e ensino.

"Queremos uma rádio que fale de nós, dos nossos problemas, que ajude a mudar a mentalidade", das pessoas, defendeu o responsável da Pro-Bolama, lembrando que a ilha é a cidade com mais monumentos antigos na Guiné-Bissau, mas todos em ruínas.

Recorda-se que a Câmara Municipal de Cascais é geminada com a ilha de Bolama, que ainda há cinco anos beneficiou de uma biblioteca com mais de 50 mil livros.

Bolama é uma cidade portuária situada a noroeste da Ilha de Bolama na Guiné-Bissau, com pouco mais de nove mil habitantes. A Ilha de Bolama e a cidade ficam entre o continente da Guiné e o Arquipélago de Bijagós.
 

A cidade serviu como capital da Guiné Portuguesa até 1941, quando foi substituída por Bissau. Na década de 1960 a ilha foi reivindicada pela Inglaterra, mas o então presidente americano Ulysses S. Grant, atuando como árbitro, declarou a ilha como posse de Portugal.


Bolama possui um rico acervo histórico arquitetónico da época portuguesa e está localizada num local especialmente belo, com magnifica natureza em seu entorno, além de ocupar uma posição geográfica privilegiada.


Imprimir

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE