29 cães em risco resgatados em Carcavelos

ATUAL

ALGUNS dos 29 patudos resgatados esta terça-feira em Carcavelos
06 janeiro 2021
Vinte e nove cães em risco foram resgatados esta terça-feira de uma moradia contígua à Escola Secundária de Carcavelos, numa ação conjunta do Centro de Proteção Animal de Cascais, que integra a Associação São Francisco de Assis e o Centro de Recolha Oficial de Animais, e duas valências da PSP. 
FUNCIONÁRIOS do Centro de Proteção Animal recolhem um dos animais (Fotos Associação S. Francisco de Assis)

As autoridades intervieram na sequência de várias denúncias dos habitantes locais, com o município de Cascais, a Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede e as forças de segurança pública a agirem rapidamente para a reposição da legalidade e para que fosse emitido despacho pelo Ministério Público para a que os 29 patudos fossem resgatados.

Os animais encontravam-se em condições de higiene precárias, dada a evidente insalubridade da habitação onde estavam recolhidos, além de que produziriam ruídos ensurdecedores, que incomodavam a tranquilidade e o sossego dos moradores.  

O caso, segundo uma nota divulgada pela Associação São Francisco de Assis, estava a ser acompanhado pela Junta de Freguesia de Carcavelos Parede e pelo município de Cascais, através do Centro de Proteção Animal.

Já anteriormente, os animais tinham sido esterilizados e as autoridades alertado o seu tutor para as muito deficientes condições em que os animais viviam. 

PATUDOS foram acolhidos para adoção no Zambujeiro

“Após cerca de uma hora no processo de captura, conseguimos que o tutor cedesse o termo de responsabilidade para podermos ficar com a guarda definitiva dos animais”, revela o comunicado, segundo o qual os 29 cães  seguiram para as instalações no Zambujeiro”.

Aqui, receberam todos os cuidados de saúde necessários, para posteriormente entrarem no circuito de adoção responsável, de forma a devolver-lhes o bem-estar que merecem”, sublinhou, por sua vez, Sónia Diniz, Médica Veterinária do Centro de Proteção Animal de Cascais.

Para Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara de Cascais, “o município tem uma política de defesa do animal bastante exigente, pois acreditamos que uma sociedade saudável é aquela onde pessoas e animais convivem de uma forma digna e respeitosa”.

“Ao detetarmos que, mesmo após os alertas, o tutor destes 29 cães não tomava uma medida de proteção dos mesmos, tivemos de intervir para que o bem-estar destes fosse garantido”, precisou o mesmo vereador.

“A articulação entre o Centro de Proteção Animal de Cascais e as autoridades e a rápida resposta na intervenção foi fundamental”, considerou, por seu turno,  Nuno Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos Parede.

Segundo este autarca, “esta era uma situação que estava identificada e que nos preocupava em termos de saúde pública e de segurança, face à proximidade à escola e às habitações”. 

OPERAÇÃO contou com a intervenção da PSP

Na operação de resgate dos 29 patudos foram mobilizados pelo Centro de Proteção animal de Cascais, uma médica veterinária, um técnico superior de Saúde Ambiental e seis tratadores liderados pela coordenadora da Unidade de Acolhimento Animal.

A aparatosa operação contou, ainda, com duas valências da PSP:  agentes da Equipa de Intervenção Rápida, encarregue de manter a segurança no perímetro e da Esquadra de Investigação de Investigação, com a missão de fazer cumprir o mandado judicial do Ministério Público.

Depois de retirados os patudos, funcionários da empresa municipal “Cascais Ambiente” procederam a trabalhos de higienização do espaço insalubre.

LIMPEZA. O espaço insalubre foi alvo de trabalhos de higienização



 

 

 

 


3 comentários:

Margarida disse...

29 cães......Culpa da Associação, que podia e devia ter resolvido a situação há mais de um ano, quando eram apenas meia dúzia de cães.....Vergonha.....

Unknown disse...

Nunca foram apenas meia dúzia, a pessoa em questão quando foi para esse local já tinha saído de um apartamento onde estavam 12 animais, 13 contando com arguido.

Jim Morrison disse...

Vou hoje, adoptar uma Dessas meninas, na Associação São Francisco de Assis, para ter uma vida digna!!!!!!!

Publicação em destaque

CASAL encontrado morto em Abóboda

Um casal foi encontrado morto, este domingo, ao início da tarde, em Abóboda, S. Domingos de Rana, confirmou, a Cascais24Horas Pedro Araújo,...

FOI NOTICIA

BLOGS