Porque está a Serra de Sintra a arder?


                                                                                  07 OUTUBRO 2018

Para prevenir a eclosão de fogos na área do Parque Natural de Sintra e Cascais que lhe compete administrar, a Câmara de Cascais dispõe de um corpo de Sapadores Florestais profissional, considerado dos melhores em todo o País, e equipado com o que de melhor existe para o cumprimento das tarefas.


Apesar da reconhecida competência, aos nossos Sapadores -por razões que a razão conhece- nos últimos anos tem-lhes vindo a ser drasticamente reduzida a acção, substituídos por empresas de serviços contratadas pela mesma Câmara e que, para serem mais eficazes no lucro, utilizam pessoal sem a necessária formação, nomeadamente para o manuseio de fitofármacos aplicados no meio ambiente e para a utilização de meios mecânicos de trabalho.



Nas áreas à sua responsabilidade, as empresas fazem o corte de matos rasteiros e abatem árvores, cujos troncos com interesse comercial aproveitam para seu benefício, deixando na berma dos caminhos e das estradas toda a espécie de ramagens e material lenhoso acumulado em pilhas, como autênticos festins oferecidos a dementes incendiários.

Constituindo a vigilância contra os incêndios uma das tarefas principais do trabalho dos Sapadores Florestais também esta lhes tem vindo a ser "proibida" e, neste caso, "deixada por conta de ninguém", permanecendo sem uso e pendurados nos cabides os caros equipamentos pagos pelos munícipes de Cascais.

E a Serra de Sintra está posta a arder, com populações a terem que sair das suas casas a meio da noite.

É do tempo que faz, ou dos tempos que correm?



Imprimir

7 comentários:

Anónimo disse...

Mais valia estar calado para não dizer tamanhas barbaridades. De certo que não sabe o que diz, e aproveita este infortúnio, para criticar mais uma vez a câmara de Cascais. Devia ter vergonha

Anónimo disse...

Porque está a Serra de Sintra a arder? Porque uma maníaco qualquer decidiu incendiar a serra. Atribuir as culpas à autarquia é só demagogia, pura e dura.

Anónimo disse...

Sintra ardeu por várias razões, a primeira é porque um pirómano lhe pegou fogo, a segunda é porque o governo do PS, PCP e BE foram muito mais longe do que a troika e para isso cortaram raso no investimento público, nomeadamente nos meios de prevenção e combate aos incêndios, e com as maiores cativações de sempre retiraram a entidades como o ICN e o PNSC as condições para fazerem o seu trabalho. Valeu-nos a prontidão da resposta, a oleada máquina de proteção civil de Cascais e os bombeiros ou a tragédia teria tido proporções muito piores, e claro, o vento que ajudou a empurrar o incêndio para o mar em vez de o empurrar para leste como teria acontecido com a normal nortada de oes noroeste!.

Clemente Alves disse...

JURO que nunca bati em ninguém e, até, que jamais me passou pela ideia fazê-lo a quem discorde de mim. Por isso, porque razão não dão o nome aqueles que me atacam. Têm medo ou vergonha da cara que têm ?

Anónimo disse...

Caro Clemente Alves


Continue com o seu bom trabalho, de denuncia de não conformidades do actual elenco governativo local das direitas encostadas .


A BEM DE CASCAIS

Anónimo disse...

O Senhor Clemente Alves, merece ser respeitado na sua qualidade de eleito , e do apego incessante a favor da democracia plena e de estado de direito democrático em Cascais .

André Duarte disse...


As propostas, criticas do Sr. Vereador Clemente Alves primam sempre por ser bem fundamentadas, correctas e sobretudo com uma enorme presença de espírito.

Concordando-se, ou não com o senhor, uma coisa será certa. Este senhor, merece o respeito de todos nós. Trata-se de uma mera noção de bom senso, penso eu.
O senhor, sempre que é contra faz-se explicar. Quando é a favor, também se explica.E os restantes o que fazem? R: Nada... que belo estado de direito!

Muito prezaria os meus prezados vizinhos de cascais, se usassem 10% das suas capacidades mentais, para pensar um pouco. É que isto de ser do contra, só porque um tal fulano é do PCP ou de outro partido diferente do nosso é coisa do passado.

Pensem, e exprimam-se com o voto. Todos nós pagamos balúrdios de impostos para este estado de bandalheira!

De acordo com a minha interpretação da noticia, a proposta do Sr. Clemente Alves seria muito complementar e positiva à proposta do Sr. Presidente. É espantosa a sua rejeição.

Mas é claro, que para o publico, nunca poderia passar a mensagem de um eleito do PSD concordar com um eleito do PCP, porque estão num campo politico oposto... Mas isto faz algum sentido?????????????????????

Gostaria muito de dizer um BEM HAJA, mas prefiro dizer

HAJA PACIÊNCIA!

Já agora, identifico-me!

André Duarte, mero cidadão.