Abrigos em paragens, precisam-se!


SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA: cascais24.cidadaoreporter@gmail.com
ANA SANTOS (texto e fotos) 
01/010/2018

Das duas paragens dos autocarros da Scotturb junto ao Centro de Saúde de São João do Estoril apenas uma possui abrigo, enquanto na outra os utentes esperam ao sol, no Verão, e à chuva, no Inverno a chegadas das carreiras 419 e 413.

Mais de 50% das paragens no concelho de Cascais não têm abrigo
Não menos grave, ainda, é que a paragem sem abrigo situa-se no parqueamento público, obrigando na maioria das vezes os utentes a terem que esperar pelo autocarro no asfalto.

Em dias de chuva é dramático apanhar o autocarro naquela paragem. E se estiver vento não há guarda-chuva que aguente e proteja.

É lamentável ver, sobretudo, utentes que saem do Centro de Saúde, principalmente pessoas com alguma idade, a terem que esperar ao sol ou à chuva pelo autocarro.

Mas este caso junto ao Centro de Saúde de São João do Estoril é apenas um exemplo, quando é sabido que 50% das paragens da Scotturb no concelho de Cascais não possuem abrigo para os utentes. 

Se em 90% dos percursos há paragens com abrigo de um lado, certo é que não há do outro e existem mesmo casos em que não existem em ambos os lados, tão-somente as paragens!

É triste, sobretudo em dias de chuva, ver utentes de todas as faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos) à espera do meio de transporte sem o mínimo de condições de proteção.

Num concelho, como Cascais, onde a qualidade de vida e a sua elevação às pessoas é tão demagogicamente propagandeada, este é um dos exemplos mais flagrantes de como é tratado o munícipe que tem de viajar em transporte público.

Senhores autarcas e responsáveis pela transportadora de passageiros Scotturb tenham um pouco de mais respeito pelos utentes! Só lhes fica bem!
Se há abrigo de um lado, não há do outro nas paragens da Scotturb no concelho de Cascais

Imprimir



4 comentários:

arménia neves disse...

Venham à Amoreira e vejam quantos abrigos há. Nenhum. E como aqui noutros lados é igual.

Bárbara Fonseca disse...

Na estrada principal do Livramento (freguesia Estoril) também há falta de abrigos!!! É uma vergonha!! Ao sol... à chuva... Muito difícil apanhar a carreira 413 (Scotturb) para Cascais!!!

Anónimo disse...

Esta é a democracia do Sr. Carreira.
Está-se a marinbar para os municipes , assim como as juntas de freguesia eleitas pelas direitas encostadas ... e ainda por cima subsidia a Scott Urb com a questão dos passes dito sociais .
Para a direita neo liberal todos devem ter carros e possuir status( dinheiro ) para viver em Cascais .. meus amigos isto de abrigos nas paragens de autocarros é para pobres ... no entanto em qualquer lugar do País ( até no interior e provincia) existem estes apetrechos para dignificar a qualidade vida dos utentes dos tranportes rodoviários ...
Votem nestes saloios e têem aquilo que merecem .

Maria Portugal disse...

Boa tarde.
Além destas localidades sem paragens, existem outras, com excesso!
Há uma falta também de paragem, mesmo perto do AKI só há uma que vai para Rio de Mouro, e em frente a esta, não há nenhuma! Ficamos ao sol,chuva,vento...

Fala-se das paragens, e das camionetas!? Sem condições nenhumas, muitas vezes o ar condicionado cheira mal, outras, ligam, e é um (gelo)frio que passamos, outras nem sequer existe, e tem ainda o cheiro, a podre!!! Alem de que há camionetas,(vimos hoje) sem janelas,algumas,sem que possam abrir!? Porque!? Há também,a má condução,as faltas de respeito,muita indiferença da parte dos motoristas!!! Grave! E as camionetas, sem condições de serem usadas, pois estão, "estragadas", velhas,sem utilidade nenhuma, e quando há uma travagem,onde nos agarramos!? Claro, caímos, e sofremos escoriações, uma cabeça partida, ou um braço,por aí... Ninguem se interessa, mas já quando é para comprar o passe, não andamos sem ele! Eu pago 90€ pelo meu, e não dá para todo o lado... O brasileiro e filha, se enchem, á nossa custa, e nós sem condições! Algo tem de ser feito! Tenho fotos, e filmagens que fizemos nas carreiras, para um dia se for necessário... Os motoristas, são como os médicos, sai o bom, fica a "inutilidade"! Haja Justica aqui também! Maria e 0restante povo que usa os transportes por aqui, Cascais, Estoril etc ;(