Calceteiros de Cascais constroem em 15 dias praça em cidade das elites nos States

Atual

Missão cumprida! Os calceteiros municipais de Cascais concluíram o trabalho em quinze dias
Por Redação
13/06/2018

Em apenas 15 dias, dois calceteiros da Câmara Municipal de Cascais, Marcos Paulino e Luís Santinho, lograram colocar, com mestria, onze metros cúbicos de pedra, o equivalente a 17 toneladas, naquela que, a partir de esta quarta-feira, passa a chamar-se "Praça Cascais", em Sausalito, cidade na Califórnia, com a qual Cascais está geminada há seis anos.

Inaugurada esta quarta-feira pelo Primeiro- Ministro António Costa, numa cerimónia em que participaram Miguel Pinto Luz, vice-presidente do município de Cascais e a Mayor daquela cidade californiana, Joan Cox, a “Praça Cascais” é um espaço público trabalhado em típica calçada portuguesa, em cujo centro foi colocada uma Rosa dos Ventos, que vinca bem a presença lusa na região.

Marcos Paulino e Luís Santinho no início dos trabalhos em Sausalito
Depois de uma viagem marítima de três semanas, rumo aos Estados Unidos, os calceteiros municipais de Cascais, Marcos Paulino e Luís Santinho, meteram mãos à obra e, num período recorde, de trabalho árduo, conseguiram concluir um excelente trabalho, que deixa não só a marca cascalense, como de Portugal, na cidade californiana, no Condado de Marín, com pouco mais de 7,5 mil habitantes.

Sausalito é uma cidade localizada na baía de São Francisco, junto à mítica Ponte Golden Gate, região próspera e turística, conhecida pelas suas paisagens cénicas e pelas suas pitorescas casas flutuantes, onde o rendimento médio anual das famílias é de 190 mil dólares.

No início do século XX Sausalito tornou-se conhecida como uma estância turística da burguesia vitoriana, tendo posteriormente passado a ser habitada por cidadãos influentes e de elevada capacidade económica de São Francisco.

Destino de emigrantes portugueses ligados à construção naval, assim como de pescadores italianos e comerciantes chineses, desenvolveu-se como um grande centro de construção naval no período da Segunda Grande Guerra.


Sausalito, cidade californiana que está geminada com Cascais há seis anos
Atualmente, Sausalito, com o qual Cascais está geminado desde 2012, é um conhecido destino turístico com forte ligação ao mar. É ainda conhecida pela sua grande baía, que lembra o mediterrâneo. 
No âmbito de acordo de geminação, Cascais foi visitada em julho de 2016 pela então Mayor de Sausalito, Jill Hoffman, que afirmou “adorar Cascais” e “acreditar na excelente sinergia entre as duas cidades”.

“Geograficamente, somos de uma região semelhante. Somos uma cidade costeira como Cascais, também adoramos vela e as mais variadas formas de arte”, adiantou, então, a Mayor de Sausalito.


Na inauguração da "Praça Cascais" o município fez-se representar por Miguel Pinto Luz
Cascais mantêm acordos de geminação, para além de Sausalito, nos EUA, com duas cidades em países de língua portuguesa, Xai-Xai, em Moçambique e Bolama, na Guiné-Bissau, e Guarujá e Campinas, ambos no Brasil e, ainda, Karsiyaka, no Turquia e Ungheni, na Moldávia, além de um acordo de cooperação com Racconigi, em Itália.

Em Junho de 2012, Cascais inaugurou nos Jardins da Parede, na Parede, o Passeio das Geminações, onde estão representadas, com as bandeiras dos respetivos países, todas as cidades com que Cascais tem acordos de geminação ou cooperação.

Imprimir





1 comentário:

Anónimo disse...

Não se pudia mandar os trabalhadores de avião?
3 semanas de viagem em um barco, nem sei o que dizer..